13 de julho de 2012

13 de Julho - Dia Internacional do Rock



Oi gente. Como todo mundo sabe, hoje é comemorado o dia do rock, mas o que muita gente não sabe é o porque dessa comemoração ser nesse dia. Então vamos lá. Eu tive ajuda de muitos amigos p/ bolar um post bem legal sobre esse dia, e nele vamos ter depoimentos da galera que curte, fotos e também uma explicação sobre o porque do dia do rock ser no dia 13 de Julho. Então vamos deixar de papo furado e ir logo ao que interessa!!






Por que 13 de Julho? 
Foi no dia 13 de Julho de 1985 que o vocalista da banda Boomtown Rats, chamado Bob Geldof, organizou aquele que foi sem dúvida o maior show de rock da Terra, o Live Aid.O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia e contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins), Eric Clapton e Black Sabbath. etc. Foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo. No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd tocou junto, depois de 20 anos de separação. Desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.





Depois de contar um pouco sobre a história do dia do Rock, eu reuni depoimentos de amigos, contando sua trajetória no mundo do rock.


Depoimento de Eduardo Leal.
"Com 14 anos ganhei do meu pai um cd do Nirvana ao vivo no Hollywood Rock e o Love Metal. Ouvi tanto “More than words”. Depois disso, conheci Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Engenheiros do Hawaii... Com 15 anos eu li “História do Rock”, um livro enorme falando lá do comecinho com Chuck Berry, passando por Elvis, Beatles, Led Zeppelin, e por aí vai. Com 16 anos conheci o “Appetite for Destruction” do Guns n’ Roses, e pirei com o solo “Sweet Child O’mine”... Mas depois “desiti” de Guns, Skid Row, Scorpions, não que eu deixei de gostar, mas preferia grunge e punk. Aí só queria ouvir Nirvana, Pearl Jam, Mudhoney, Ramones, Sex Pistols, Alice in Chains, etc... Ai fui conhecendo uma galera mais velha que curtia o som e foi me mostrando as bandas e cd’s... Planet Hemp, Raimundos, Iron Maden, Nirvana, Beatles (que meu pai curtia), e fui procurando outros por conta própria também... Sempre fui curioso p/ música, comprava revistas de rock, estilo Rolling Stones... Eu ia muito p/ “Diamantino (Black Diamond) com 15, 16 anos, e era uma época massa. Com 15 anos eu tive a primeira banda. Guns Cover, que tocava tudo menos Guns. Atualmente tiro um som com uns amigos. Eu acho que em Caruaru falta uma secretaria de cultura de verdade, a cidade é uma mina de artista, de todos os estilos, mas a secretaria simplesmente não existe. Tem bandas com mais de 7 anos de história, tipo a Tio Xico HC, com cd na praça, e não tem o menor apoio. Ou tipo o Sangue de Barro, com mais de 15 anos de história, participações em grandes festivais, e também sem apoio. Fora as “bandas de garagem” que aparecem todo dia. Pra mim enquanto tiver um jovem com “rebeldia no sangue” o rock vai estar vivo." Eduardo Leal.







Depoimento de Monique Munky.
" Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um efeminado, infantil e chorão...” Não vejo forma melhor pra começar esse depoimento sobre minha “evolução”  com esse trecho da carta de despedida de um dos meus grandes ídolos Kurt Cobain, que para mim foi e ainda é, uma grande inspiração na vida e me motivou a tomar atitudes importantes, a viver mais o hoje independente de tudo, o verdadeiro “TEEN SPIRIT”. E hoje posso dizer que cheguei ao meu “NIRVANA”. No começo não foi fácil pra mim, rolou sempre o arcaico e fudido preconceito, principalmente do meu pai que na época era policial e sempre me criticava como se meu estilo fosse me tornar um marginal. Foram muitos anos de posters rasgados, camisas de banda no lixo e meus piercings confiscados! Por muito tempo minha mãe tentava até acalmar ele dizendo que era “apenas uma fase”... “quando ela ficar mais velha, vai parar de ser assim”... Não foi fácil de jeito nenhum, principalmente a primeira tatuagem (história que eu prefiro esquecer)...  Mais o tempo passa e o que é verdadeiro sempre permanece e com o tempo eles viram que não era “apenas uma fase” e começaram a me aceitar. Hoje eu vejo tudo o que ficou pra trás, tudo o que eu passei pra chegar até aqui e posso dizer que EU NÃO ME ARREPENDO DE EXATAMENTE NADA e faria tudo de novo pra ser e curtir o que eu sou. E agradeço a meu primo Ricardo ‘dos brincos’, como era conhecido (que se suicidou há anos atrás)  porque ele foi quem deu o ponta pé inicial e me mostrou que rock é muito mais que estilo, rock é atitude! E uma das partes mais emocionantes pra mim foi quando minha tia (mãe de Ricardo) chegou aqui em casa e disse :  “ - Toma Monique você merece!” E me deu um pôster que era de Ricardo. Isso pra mim não tem preço saca? São esses sentimentos que me fazem querer mudar o mundo apenas com a música que ouço a cada dia. E pra terminar esse depoimento tbm não acho nada melhor que as palavras de Kurt... “Então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia”. Monique Munky






Depoimento de Kassius Leandro.
Eu comecei a curtir rock eu nem sabia o que era, hehehehehe. Eu Tinha uns 6 ou 7 anos quando comecei a ouvir junto com meu pai Gun's And Roses, Bon Jovi e outras coisas na época (Anos 80). Escutava por que ele era professor de inglês, e tinha muitos vinis lá em casa de vários artistas internacionais. Eu lembro que a primeira música de rock’n roll que eu ouvi e me encantei foi a Let’s Twist Again do Chubby Checker que tinha em uma coletânea lá em casa. Ouvia umas 20 vezes no dia, minha mãe odiava. Agora a primeira banda que eu realmente comecei a curtir pra dizer que era do coração, comprar cd, camisa e tal foi o Nirvana. Hoje tem muita gente que não gosta, mas foi o Nirvana que me incentivou a tocar baixo e começar a buscar a música como hobby. Hoje não escuto como antes, vendi os cds que eu tinha deles e tal, e mas ainda gosto das músicas e o melhor álbum pra mim é o acústico, pra ouvir tomando vinho e pensando na vida, rsrsrsrs. Como falei antes, quem me mostrou foi meu pai, que foi um grande incentivador pra eu ouvir, apesar dele não ser roqueiro assumido ele também nunca me colocou pra trás dizendo que não ouvisse. Minha mãe ouvia muito rock nacional quando estava grávida de mim, ela diz que foi por isso que eu comecei a gostar de música, e quando pequeno ela me incentivava muito a ouvir música instrumental (de criança é claro). Eu tenho até hoje um vinil que ela colocava quando ia me colocar pra dormir que é uma versão da história de Pedro e o Lobo só com instrumentos, muito interessante e criativo. Não se fazem mais material para crianças como antigamente... na verdade não se fazem crianças como antigamente né!? Eu acho que em Caruaru falta união. Acho que no dia que todo mundo se tocar disso acaba todas as dificuldades que os roqueiros e metaleiros enfrentam. O problema é que sempre “as tribos” (que na verdade são uma só) não se batem, e pior ainda é quando as pessoas que curtem o mesmo som não se apoiam. Hoje você vê uma pessoa que curte Heavy metal falando mal do pessoal que curte Thrash Metal só porque diz que thrash tá na moda. E daí se o cara curte Thrash, Doom, Goth, Black....depois disso todos tem o nome Metal na frente. Engraçado que isso só ocorre no rock/metal. Niguem vê fulaninho brigado porque ele gosta de Exaltasamba e ele tem um amigo que gosta de Os Travessos. Ao contrário que acontece no rock que quem gosta de banda de Thrash malha o pau em quem gosta de Slipknot (isso é só um exemplo) ou os Black Metals (A grande maioria deles) que julgam e criticam todo mundo que curte outro tipo de som. Enquanto isso existir todo mundo vai ficar escondido e vai morrer no underground. Tem quem goste né, mas eu acho que ninguém faz banda pra morrer na garagem! Toco contra baixo na Perpétuo Insigne que é uma banda de Heavy/Prog Metal (www.myspace.com/perpetuoinsigne), toco também na Storms, que foi a primeira banda de Thrash de caruaru (http://www.myspace.com/storms2010) e agora tô com um projeto pra tocar na noite, ainda não posso adiantar muita coisa, só posso dizer que não é metal, rsrsrsrs." Kassius Leandro.






Depoimento de Diego Silva.
"Tudo começou lá pelas bandas de 96, 97 quando eu saia da escola pra ouvir os discos do Raimundos do irmão de um brother que estudava comigo, foi meu primeiro contato com rock, foi um disco do Raimundos, mas ate então era só Raimundos, ate que em 2000 um cara chamado Edgar me leva na feira e me indica um disco do Maiden, pronto, aquele dia que cheguei em casa com esse disco pirata do Iron Maiden (Somewhere in Time), eu decidi que eu ia escutar aquilo pro resto da minha vida, de lá pra Ca já ouve muitas mudanças, mas ate hoje eu agradeço ao Filho da puta ( que juro que não lembro quem foi) que me apresentou uma banda chamada RAMONES, foi daí que decidi que iria montar banda, e tentar viver de rock (coisa que ainda num deu muito certo, kkkkkkkkkkkk). Mas é isso, muito resumidamente  é o que eu posso falar de como eu comecei ouvir esse  maldito, barulhento e destrutivo tipo de musica chamado Rock n´Roll!!!" Diego Silva






Depoimento de Eveliny Ferreira.

""Rock and Roll não se aprende nem se ensina." E pra mim é isso mesmo, a gente não aprende a curtir rock, a gente pode ser incentivado, mas curtir é quando você ouve o som e começa uma energia, um interesse a conhecer mais e mais. O rock não é só o som é um estilo de vida, cada musica tem uma história, uma imagem, um acontecimento, uma época. E quem vê você curtindo pensa " o que é que você tá entendendo nessa “zuada”? A maioria das pessoas não sabem o que é musica BOA, e o rock é isso. Uma pessoa que curte uma banda, tem o interesse de pesquisar sobre a banda, as letras, musicas que te fazem viajar e pensar em tantas coisas. O rock n’ roll é tão grande que nele próprio existem seus vários estilos e rótulos pelos vários, visuais das galeras ,que as vezes nos unem e também separam. Quando comecei a curti rock o que todos diziam?  "É só uma fase" Fase? Gosto é fase? Todos temos nossa fase de rebeldia que já é uma característica do rock n’ roll ,como ter atitude! Pra mim muito da liberdade de se falar o que pensa veio do rock! E espero curtir muito rock. Na minha cidade acho que hoje em dia as pessoas são mais ecléticas, dão espaço para boa musica. Na verdade, pra mim quem faz o local rock n’ roll são as pessoas que o curtem, acho que as pessoas tem que entender que fazer um evento na cidade,  abrir um bar com som de rock, não é concorrência e sim apoio pras bandas para as pessoas se encontrarem, se conhecer e se divertir. Então quero comemorar esse dia curtindo o bom e velho rock n’ roll até ficar velhinha, porque se curtir rock é uma fase? Então é uma fase do CARALHO!!! \,,/" Eveliny Ferreira




E por último, meu depoimento. rs
"Então, eu comecei a curtir o som com uns 11 ou 12 anos, através do meu irmão. Ele sempre tava ouvindo algum som massa e eu ficava ligada no que ele tava ouvindo. Até que um dia a curiosidade falou mais alto e eu fui pegar um cd dele p/ ouvir. E o primeiro cd que eu ouvi, por conta própria, foi um do Nirvana. Nem preciso dizer que eu me apaixonei né?! Aí logo depois veio Nightwish, que me deixou apaixonada também. Pronto, daí em diante eu já tava "contaminada" pela boa música, e veio cd's, camisas de bandas, shows, e sempre procurando conhecer bandas, e suas histórias. Acho que no rock tem muito isso, quem escuta alguma coisa não para por ali, não escuta um cd e pronto. Desperta um interesse em descobrir tudo sobre esse mundo, sobre as bandas que você curte, sobre o próprio movimento, e eu acho isso muito legal! O que eu mais curto é HC, punk e grunge. Bandas como Nirvana, Pearl Jam, Devotos, The Doors... fazem minha cabeça. E é isso. Eu adoro ir a shows, seja shows de grandes bandas até shows de bandas de garagem aqui de Caruaru. E quem sabe no futuro eu não tenho a minha própria banda? ;) rs






Então é isso. Vamos curtir o dia 13 com muito rock n' roll!!! \,,/







Um comentário:

Obrigada por comentar! :D